Uma novidade chegou ao Facebook de surpresa. Trata-se de uma opção disponibilizada nas páginas em que qualquer usuário pode ver e interagir com qualquer anúncio realizado por determinada empresa da página. É a aba “Informações e Anúncios“, disponibilizada como última opção no menu a esquerda de uma página.

Informações e anuncios no Facebook

Informações e anuncios no Facebook

Agora não é mais preciso aguardar um anúncio da sua página favorita aparecer na sua timeline do Facebook e muito menos ficar procurando um anúncio que você viu e gostou. É possível ver todos os anúncios ativos, tanto para quem anuncia para ganhar curtidas, para divulgar um serviço ou produto como para uma campanha para curtidas dentre outras. Os anúncios exibidos no Facebook também podem estar sendo exibidos no Instagram ou em outras plataformas.

Um cliente que viu uma promoção do McDonald’s de manhã, por exemplo, mas só decidiu ir a rede de fast-food a noite e não encontra mais o anúncio promocional, poderá clicar na guia  “Informações e Anúncios” e localizar facilmente aquela promoção e todos os outros anúncios ativos veiculados. Vale lembrar que, muitas vezes, os anúncios das empresas não são espelhados na timeline da página, o que dificulta a procura por uma determinada campanha promocional.

Informações e anuncios no Facebook: mais facilidade nos anúncios

Informações e anuncios no Facebook: mais facilidade nos anúncios

Agências e clientes

A opção de Informações e anúncios da página no Facebook é muito válida também para a relação entre agência e cliente. Primeiro, porque a agência tem mais tranquilidade na verificação dos anúncios, inclusive para colaboradores que não possuem algum acesso administrativo em um Gerenciador de Negócios. A interação se torna mais rápida e com local de acesso direto. E, para os clientes, uma olhada rápida e eficiente para ver quais anúncios do seu negócio estão sendo veiculados.

Outra premissa que a nova opção do Facebook abre é uma disputa mais acirrada entre concorrentes de um mesmo segmento: fica mais fácil verificar, acompanhar e entender as campanhas que o seu concorrente está fazendo. Isso pode ser um sinal da mudança que a rede quer aplicar nos tipos de anúncios veiculados na rede social mais famosa do mundo.

Facebook: novos tempos

O Facebook ainda é uma ótima plataforma para anunciar e para muitas ações de marketing digital serem elaboradas e veiculadas. No entanto, após acontecimentos que tiraram muito da sua credibilidade e que tem levado grande parte do seu público embora (ou migraram para o Instagram), essas novas ações parecem aproximar mais a rede do formato inicial que Mark Zuckerberg sonhou: ele nunca gostou da ideia de ter anúncios na sua criação.

Facebook ou Instagram: as plataformas tem anúncios diferentes?

Facebook ou Instagram: as plataformas tem anúncios diferentes?

As últimas alterações realizadas na plataforma social também demonstram que as empresas terão que rebolar mais para anunciar no Facebook. Eles acreditam na criatividade das agências e pedem por novos e inteligentes meios de anunciar. Seguindo essa lógica, pode ser que a nova alteração que surge agora e que veicula as Informações e anúncios de uma página em um único espaço aberto ao público, ganhe, mais para frente, um botãozinho do tipo “Quero ver anúncios dessa página“.

A página de Informações e anúncios deve ganhar mais ações em breve. Por agora, ela mostra também anúncios de paginas relacionadas aquela que você está.

Veja mais algumas observações importantes sobre esse tipo de Informação e anúncio do Facebook:

  • O Facebook está mostrando anúncios que determinada Página está veiculando atualmente no Facebook, Instagram e nos Produtos das Empresas do Facebook para fornecer mais transparência sobre a publicidade
  • É possível ver anúncios na aba Informações e anúncios que talvez não veja no Feed de Notícias se não fizer parte do público-alvo do anunciante
  • Ofertas, preços especiais e outros detalhes podem não se aplicar a quem vê a página.
  • Não é possível exibir anúncios que veiculam várias versões dinâmicas
  • Além disso, anúncios que aparecem em vários Produtos do Facebook podem ter layouts e formatos diferentes dos que são veiculados na aba de informações.